sábado, 11 de agosto de 2012

As Musas: Urânia



Seu nome vem do grego 'Ouranos', "céu". Era a Musa da Astronomia. É representada com um vestido azul-celeste, coroada de estrelas, e com ambas as mãos segurando um globo que ela parece medir, ou então tendo ao seu lado uma esfera pousada sobre uma tripeça, e muitos instrumentos de matemática.


As Musas: Erato



O nome 'Erato' vem de 'Eros', "Amor". Era a Musa que presidia a Poesia lírica e anacreôntica. 
É uma jovem ninfa, alegre e folgazã, coroada de mirto e de rosas. Com a mão destra segura uma lira, com a mão esquerda segura um arco: ao seu lado está um pequeno Amor, e, às vezes, rolas beijam-se aos seus pés.

As Musas: Terpsícore



Seu nome, em grego, quer dizer "que ama a dança". Esta era a musa da dança. É como as outras Musas: uma jovem viva, alegre, coroada de grinaldas, tocando uma harpa, ao som da qual dirige em cadência seus passos. Alguns autores fazem-na mãe das Sereias. 

As Musas: Melpómene



O nome 'Melpómene' vem de uma palavra grega que significa "cantar".  Esta era a Musa da Tragédia. 
O aspecto da Musa é grave e sério: ela está ricamente vestida e calçada com coturnos, segurando com uma das mãos um cetro, coroas e com a outra um punhal ensanguentado. às vezes, dão-lhe como séquito o Terror e a Piedade.

As Musas: Tália



'Tália' é uma palavra grega que significa "florescer". A Musa presidia à Comédia, sendo uma jovem de ar jovial, coroada de hera, calçada de borzeguins, com uma máscara na mão. 
Muitas estátuas suas têm um clarim ou porta-voz, instrumentos que serviam para sustentar a voz dos autores na comédia antiga.

As Musas: Euterpe



'Euterpe' era uma das nove Musas, tendo inventado a flauta, ou sugerido a sua invenção, mesmo que presidisse à Música. Seu nome, "Euterpe", em grego, quer dizer 'aquela que sabe agradar'. 
É uma rapariga coroada de flores, representada tocando seu instrumento de invenção. Ao lado dela ficam papéis de música, oboés e outros instrumentos. Por esses atributos, os antigos quiseram exprimir quanto as letras encantam àqueles que as cultivam.

As Musas: Clio



'Clio' é um nome formado pela palavra grega que significa 'glória', 'fama'. Esta era a musa da História.
É representada sob a forma de uma moça coroada de louros, tendo na mão direita uma trombeta, e na esquerda, um livro, intitulado Tucídide. A ela acrescentam-se atributos como o globo terrestre sobre o qual ela descansa, e o Tempo, que se vê ao seu lado, para exibir  que a História alcança todos os lugares e épocas. As suas estátuas, às vezes, seguram em uma das mãos, uma guitarra e, na outra, um plectro, pois Clio era também considerada a inventora da guitarra.

As Musas - Primeira Parte



As Musas eram filhas de Zeus e Mnemósine ou Memória. As Musas têm seu lugar em reuniões, concertos, festins, no Olimpo e nos prazeres dos deuses. 
São diferentes nos postos de beleza, porém são todas igualmente jovens e belas.
Segundo Hesíodo, as musas são nove. 
Assim na terra como no Olimpo, cada uma tem atribuições determinadas.

A ira de Ártemis


Ártemis, como Atena, era virgem e, se vista por mortais ou desafiada em seu propósito de castidade, partia para uma vingança feroz. Diversos mitos ilustram sua ira, dos quais estes se encontram mais famosos.



Acteão, um caçador, perdeu-se na floresta e inadvertidamente encontrou Ártemis banhando-se em um lago.  Ártemis sentiu-se ultrajada por ser vista nua e transformou Acteão em um veado. Ele foi perseguido e devorado por seus próprios cães de caça.

Calisto era uma das ninfas que serviam a Ártemis. Enquanto ela dormia sozinha, exausta após a caçada, Zeus a viu e estuprou-a. Calisto tentou esconder de Ártemis a perda de sua castidade, mas depois de alguns meses a deusa percebeu a gravidez da outra quando se banhavam. Com raiva, Ártemis exilou Calisto, expondo-a ao ciúme de Hera. Quando Calisto teve um filho, Arcas, Hera descobriu a transgressão de seu marido, Zeus, e, furiosa, transformou Calisto em um urso. Ela então foi atingida por Arcas e transformada na constelação Ursa Maior.

Níobe, esposa de Anfião, rei de Tebas, era filha de Tântalo e neta do titã Atlas. Teve sete filhos e sete filhas, as nióbides, e gabou-se temerariamente de ser muito mais afortunada que Leto, a mãe de Ártemis e Apolo, que só tinha dois filhos. Leto ficou com raiva e mandou seus filhos punirem Níobe. Ártemis matou as sete garotas e Apolo, os sete meninos.

Órion, um grande caçador, tentou estuprar Ártemis. Ela produziu um escorpião de terra que matou Órion e seu cão. Posteriormente, Órion tornou-se uma constelação e seu cachorro tornou-se Sírio, estrela do Cão Maior.

Referências
PubliFolha - Mitologias

Indo além da Mitologia Grega: Heróis Romanos - Rômulo e Remo



Réia Sílvia, princesa de Alba Longa, era a mãe dos gêmeos Rômulo e Remo. Os gêmeos, recém-nascidos, foram abandonados perto do rio Tibre, sendo salvos por uma loba e criados por um pastor. 
Rômulo e Remo tinham o desejo de construir uma cidade no local onde tinham sido achados, porém, brigaram por causa do local. Rômulo matou Remo e fundou a cidade de Roma.

Indo além da Mitologia Grega: Heróis Romanos



O povo de Roma sempre teve uma crescente admiração por homens de ação, soldados e governantes valentes. Vários dos heróis da antiga Roma ganharam fama por levar à cidade e ao império; entre os heróis de fundamental importância estão os fundadores da cidade os primeiros sete reis de Roma, porém, o maior deles, foi um príncipe troiano, cujo destino divino era de tornar-se rei do norte italiano: seu nome era Enéias. Sua mãe era uma deusa e, por isso, os romanos achavam que toda sua civilização tinha origens divinas.