quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Os Infernos - Segunda Parte


Entretanto, é possível fazer uma ideia geral da carta geográfica dos Infernos tal qual a Antiguidade a imaginava no seu conjunto.

Distinguiam-se quatro regiões principais:
A primeira, mais vizinha da terra, era o Érebo, para além estava o Inferno dos maus, a terceira região compreendia o Tártaro, e a quarta os Campos Elíseos.

No Érebo viam-se os palácios da Noite, do Sono e dos Sonhos; era a morada de Cérbero, das Fúrias e da Morte. Era aí que erravam durante cem anos as desgraçadas sombras cujos corpos não tinham recebido sepultura; quando Ulisses evocou os mortos, aqueles que lhe aparaceram, diz Homero, saíram todos do Érebo.
O Inferno dos maus era o lugar temível de todas as expiações: era lá que o crime recebia seu justo castigo, era lá que o remorso atormentava as suas vítimas, era lá que enfim se faziam ouvir as lamentações e os gritos agudos de dor. Aí estavam todos os gêneros de tortura. Esta região horrível, cujas planícies eram apenas aridez, cujas montanha eram apenas rochas e declives, encerrava tanques gelados e lagos de enxofre, e pez fervendo onde as almas eram sucessivamente mergulhadas e passavam pelos suplícios de um frio ou de um calor extremo. Essa região era cercada de pântanos lamacentos e fétidos, de rios de águas empoçadas ou abrasadas, formando uma barreira impossível de transpor, e não deixando às almas nem uma esperança de fuga, de consolação nem de socorro.

Referências
Mitologia Grega e Romana - P. Commelin

Nenhum comentário:

Postar um comentário