sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Ares (Marte) - Segunda Parte

Homero e Ovídio, contaram os amores de Marte e Vênus (Ares e Afrodite). Marte se tinha posto em guarda contra os olhos perspicazes de Febo, seu rival junto da bela deusa, e colocara Alectrion, seu favorito, como sentinela, mas, tendo esse adormecido, Febo percebeu os culpados, e correu a prevenir Hefestos. O marido ultrajado envolveu-os em uma rede que tinha tanto de sólida como de invisível, e tomou,  todos os deuses, como testemunhas de seu crime e confusão. 
Marte castigou ao seu predileto, mudando-o em galo; desde então essa ave procura reparar seu erro, anunciando com o canto o nascimento do astro do dia. 
Hefesto, a pedido de Netuno e, sob a responsabilidade deste, desfez os maravilhosos laços. Os cativos, quando, postos em liberdade,  voaram, um para a Trácia, sua terra natal, a outra para Pafos, seu reino favorito. 

Árion

Os poetas dão a Marte muitas mulheres e muitos filhos. Com Afrodite, teve dois, Deimos e Fobos (o terror e o receio), e uma filha, Hermione, ou Harmonia, que casou com Cadmo. De Réia teve Rômulo e Remo; de Tebe, Evadune, mulher de Capaneu, um dos sete chefes tebanos; e de Pisene, Cícno, que montado no cavalo Árion, combateu contra Hércules e por este foi morto.
Os antigos habitantes da Itália davam Nereína por esposa de Marte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário