sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Indo além da Mitologia Grega: Apollo, programa espacial estadunidense - Terceira Parte


As missões

A Bolinha Azul: foto tirada na viagem 
de retorno da Apollo 17 em que aparece 
o disco azulado da Terra de forma 
nítida, amplamente divulgada e que 
teve um impacto muito grande para 
o aparecimento de uma cultura
 ecológica nos anos seguintes


Entre 27 de janeiro de 1967 e 19 de dezembro de 1972, ocorreram 17 missões, 11 delas tripuladas. A NASA denominou posteriormente o teste do AS 204 como Apollo 1, em homenagem aos astronautas mortos. 
O AS 204 (Apollo 1), não foi lançado. Virgil Grissom, Edward White II e Roger Chaffe, conduziam testes de pré-lançamento no MC quando ocorreu um curto-circuito no "cockpit". Grissom comunicou o incêndio, mas ele e seus companheiros não conseguiram abrir as travas mecânicas da escotilha; a alta temperatura no exterior retardou o trabalho da equipe de resgate. Quando o MC foi aberto, os três estavam mortos; embora protegidos pelas roupas com amianto, foram sufocados pela fumaça. 
O acidente retardou o projeto por 21 meses. Os engenheiros da NASA introduziram 1300 modificações no MC. As cinco missões seguintes não foram tripuladas. 
As missões Apollo 7 e 9 foram em torno da Terra; a primeira testou o MC, e a segunda testou o MC e o ML. 
As missões Apollo 8 e 10, orbitaram a Lua; a 8 não levou o ML, que foi substituído por um módulo artificial com o mesmo peso; na 10, o ML (apelidado Snoopy), separou-se do MC (Charlie Brown), por 8 horas. 
A partir da Apollo 11, todas as missões tripuladas à Lua tiveram êxito, com exceção da Apollo 13 
Em 1972, após a viagem da Apollo 17, última missão tripulada, o custo total do projeto foi estimado em 19,4 bilhões de dólares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário